Coeficiente de Permeabilidade
Neste trabalho será apresentado a determinação do coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante.
Objetivo Geral
Verificar e observar na prática como se determina o coeficiente de permeabilidade de solos granulares à carga constante, através de ensaios feitos em laboratório e posteriormente cálculos com os resultados obtidos nos ensaios.
Procedimento do Ensaio de Laboratório
O permeâmetro de carga constante é utilizado toda vez que temos que medir a permeabilidade dos solos granulares (solos com razoável quantidade de areia e/ou pedregulho), os quais apresentam valores de permeabilidade elevados. O permeâmetro pode ser visto na Figura 2.
Este ensaio consta de dois reservatórios onde os níveis de água são mantidos constantes, como mostra a Figura 1. Mantida a carga h, durante um certo tempo, a água percolada é colhida e o seu volume é medido. Conhecidas a vazão e as dimensões do corpo de prova (comprimento L e a área da seção transversal A), calcula-se o valor da permeabilidade, k, através da equação:
Fleft0igura 1: Permeâmetro de Carga Constante
Onde:
q - é a quantidade de água medida na proveta (cm3);
L - é o comprimento da amostra medido no sentido do fluxo (cm);
A - área da seção transversal da amostra (cm2); h - diferença do nível entre o reservatório superior e o inferior (cm); t - é o tempo medido entre o inicio e o fim do ensaio (s);
Resultados
A partir dos resultados obtidos em laboratório e utilizando a fórmula de Darcy, citada no tópico anterior e possível calcular o coeficiente de permeabilidade (k), conforme os cálculos mostrados a seguir.
Cálculo do Ensaio de Laboratório
Dados:
L = 25 cm
Q = 200 cm²
H = 2 cm
T = 19 segundos
A = 186,27 cm² K=200×25186,27×2 ×19K=0,7064Conclusão
A partir dos ensaios e cálculos realizados é capaz de ser encontrado os fatores que influenciam em quão permeavel é o solo, o que é de vital importância para a construção civil, já que o solo influencia