mecanica dos solos
Coeficiente de Permeabilidade (Lei de Darcy)
A permeabilidade dos solos é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dos seus vazios, sendo o seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo “coeficiente de permeabilidade”.
O conhecimento da permeabilidade de um solo é muito importante para algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.
A determinação do coeficiente de permeabilidade é realizada tendo em vista a lei experimental de Darcy (proposta em 1856 por esse engenheiro francês), de acordo com a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, expressando a equação de acordo com a (Figura 1) abaixo:
Vp= Kp . i
Onde:
Vp = velocidade com que a água passa através do solo;
Kp = coeficiente de percolação; i = gradiente hidráulico. = diferença de carga (perda de carga por percolação no comprimento L);
L= comprimento de solo na direção do escoamento.
6.2 Coeficiente de Permeabilidade
Define-se o coeficiente de permeabilidade k como sendo a velocidade média aparente v de escoamento da água através da área total (sólidos + vazios) da seção transversal do solo, sob um gradiente hidráulico unitário (i= 1).
Vazão (Q): Q= vp .Av
Onde:
Av = área de vazios; Q= v . A
Onde:
v = velocidade aparente de escoamento; A= área da seção transversal da amostra de solo; V= k . i
Onde:
k =coeficiente de permeabilidade;
Na prática é mais conveniente trabalhar com a área total A da seção transversal da amostra do solo do que com a área média de seus vazios.
6.3 Determinação do Coeficiente de Permeabilidade
O coeficiente de permeabilidade pode ser determinado