COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DE SOLO Á CARGA CONSTANTE
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
BRUNA NUNES
EDUARDO PINA
JÉSSICA SUZARTE
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DE SOLO Á CARGA CONSTANTE
SALVADOR
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
BRUNA NUNES
EDUARDO PINA
JÉSSICA SUZARTE
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE DE SOLO Á CARGA CONSTANTE
Trabalho elaborado para apresentação na disciplina Mecânica dos solos II, do 7º semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação da Professor Hélio Baptista.
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Trabalho elaborado para analisarmos a capacidade que tem o solo de permitir o escoamento da água através de seus vazios, sendo sua grandeza expressa pelo coeficiente K.
2 OBJETIVO
Determinarmos o coeficiente K, com a água percolando através do solo, em regime de escoamento laminar, cumprindo as seguintes condições: continuidade do escoamento, sem variações de volume do solo, durante o ensaio; saturação total do corpo-de-prova; escoamento em regime permanente sem variações do gradiente hidráulico; existência de proporcionalidade direta entre as velocidades de fluxo e o gradiente hidráulico.
3 DEFINIÇÕES
Permeabilidade de um solo: É a propriedade do solo que indica a maior ou menor facilidade que o mesmo oferece à passagem de água através de seus vazios;
Coeficiente de Permeabilidade: Índice que expressa a facilidade ou a dificuldade da água se deslocar por entre os vazios de um solo com certa velocidade, geralmente expresso, em cm/s;
Gradiente hidráulico: Queda de potencial hidráulico por distância de percolação unitária.
4 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
Permeâmetro composto de um cilindro dotado de orifício de entrada e saída;
Corpo de