Aplicabilidade das escolas cientifica e clássica na gestão contemporânea.
TEXTO: Aplicabilidade das escolas cientifica e clássica na gestão contemporânea.
Introdução:
O termo Administração é bastante usado atualmente, mas o que poucos de nós paramos pra pensar é que, a pratica administrativa já era muito usada nos tempos mais remotos, mas menos desenvolvida como é hoje.
Maximiano diz que administração, é: “O processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (2006, p.11)
Chiavenato (Escritor brasileiro com vários livros publicados, sobre Administração) conceitua a pratica da Administração como “A maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir, e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz”.
A Administração exerce um papel importante em todos os campos. Ex: Individual, em grupo, social, e politico.
Taylor foi um dos nomes mais importantes na criação das teorias da Administração Cientifica. Logo após Taylor vieram, Henry Ford, e Alfred Sloan.
Metodologia:
O método utilizado pelo grupo que realizou a pesquisa foi basicamente, observação, entrevistas e análise de modelos que tornariam o assunto mais compreensível.
A pesquisa teve como foco principal, encontrar aspectos da Administração e da Escola Cientifica, através de pesquisa de campo.
O objetivo era relacionar o sistema de produção idealizado por Taylor, com o sistema de produção que temos hoje.
Administração e escola cientifica: Conceito e importância
Conceito e Importância
Apesar de o termo administração ser muito utilizado na atualidade, percebemos o uso desta prática há muito tempo. Desde 5.000 a.C. com o povo sumério em busca de resolver problemas começaram a arte de administrar. Com o passar dos tempos este exercício foi ganhando espaço e tendo cada vez mais importância para a vida em sociedade.
Maximiano define a administração sendo um “processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações