Sobre O Tempo
John Wesley
[20 de Janeiro 1782]
“Redimindo o tempo”. (Efésios 5:16)
1. “Veja que você caminhe discretamente”, diz o Apóstolo, no verso precedente, “não como os tolos, mas como homens sábios, redimindo o tempo”; dizendo todo o tempo, que você pode, para os melhores propósitos, resgatar todos os momentos fugazes das mãos do pecado e satanás; das mãos da indolência, comodidade, prazer, ocupações mundanas; o mais diligentemente, porque o presente “são dias maus”; dias da mais grosseira ignorância, imoralidade, e profanidade”.
2. “Este parece ser o significado geral das palavras. Mas eu proponho, no momento, considerar apenas uma maneira específica de redimir o tempo”; ou seja, o sono.
3. Este parece ter sido muito pouco considerado, até mesmo por homens devotos. Muitos deles, eminentemente conscientes em outros aspectos, mas não tanto neste. Eles parecem pensar que se trata de uma coisa indiferente, se dormem mais ou menos; e nunca viram isto, sob o ponto de vista verdadeiro: como um importante ramo da temperança cristã.
Para que possamos ter uma mais justa concepção disto, eu me esforçarei para mostrar:
I. O que é “redimir do tempo”, do sono.
II. O mal de não redimi-lo.
III. A maneira mais efetiva de fazer isto.
I
1. Em Primeiro Lugar: O que é “redimir o tempo”, do sono? Em geral, é ter aquela medida de sono, todas as noites, que a natureza requeira, e não mais; aquela medida que é a mais condutiva para a saúde e vigor tanto do corpo, quanto da mente.
2. Mas é objetado: “Uma medida não será adequada a todos os homens; -- alguns requerem consideravelmente mais do que outros. Nem a mesma medida será suficiente, até mesmo, para as mesmas pessoas, em um determinado momento, e no outro. Quando alguém está doente, ou, se não verdadeiramente assim, ainda enfraquecido pela enfermidade, certamente necessita mais deste reconstituinte natural do que aquele em perfeita saúde. E assim será, quando suas forças e disposição