Sobre o Paraguai
O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, juntamente com a Bolívia.
O principal produto de exportação cultivado nessa região é a soja.10 No oeste, a principal atividade econômica do cerrado do Gran Chaco é a pecuária.11 O rio Paraguai divide o país entre o norte ao sul. O próprio rio é a mais importante rota comercial de transporte num país que não tem saída para ao mar.
O Paraguai é um dos países mais pobres e isolados da região, embora desde a virada do século XXI tenha experimentado um rápido crescimento econômico.
Política do Paraguai
A Política do Paraguai é a direção do Estado paraguaio e a determinação dos poderes que compõem sua estrutura de governo.
Poder executivo[editar | editar código-fonte]
O sistema de governo adotado no Paraguai é a república presidencialista. Uma nova constituição, promulgada em 1992 para substituir a anterior, de 1967, estabelece como forma de governo a democracia representativa.
Poder legislativo[editar | editar código-fonte]
O poder legislativo é bicameral, com o Congresso, ou seja, formado pela Câmara dos Senadores, com 45 membros, e pela Câmara dos Deputados, com 80 membros. Os representantes do poder legislativo paraguaio, são eleitos em ambos os casos para um período de cinco anos, por voto popular. O voto é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos
Poder judiciário[editar | editar código-fonte]
O poder judiciário é a custódia da constituição paraguaia, atualmente em vigor desde 1992. Interpreta, cumpre e faz cumprir esta carta magna. Ele é composto pela Corte Suprema de Justiça, pelo Conselho da Magistratura, pelo Ministério Público, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, pelos tribunais e pelos julgados
Economia do Paraguai
Economia do Paraguai
Estatísticas
PIB
41,1 bilhões (2012) (101º lugar)
Variação do PIB -0,5% (2012)
PIB per capita 6 100
PIB por setor agricultura 19,8%, indústria 19,4%, serviços 60,8% (2012)