Nova luz sobre a guerra do Paraguai
Texto: Nova luz sobre a Guerra do Paraguai, América do sul em armas, novembro 2004
O artigo Nova luz sobre a guerra do Paraguai escrito por Francisco Doratioto, desmente a tese inicial de que a Inglaterra usou a Argentina e o Brasil para destruir o Paraguai pelo seu status social e econômico, assim o texto apresenta oposições a essa tese, pois o Paraguai tinha boas relações com a Inglaterra, já o Brasil não.
A guerra iniciou-se com a Argentina contra o Uruguai, por razão de ajuda a oposição federalista da Argentina. O Brasil entrou depois do Paraguai que era aliado do Uruguai. Brasileiros queixaram-se de maus tratos no Uruguai, alem de que o Brasil não queria ser acusado de omissão, não deixaria a Argentina colher os frutos de uma vitoria sozinha e para desviar a atenção de problemas internos, foram as razões da entrada do Brasil. Acordos, tratados falhos até por intervenção dos Estados Unidos e invasões aconteceram. Com a troca do governante do Uruguai e as pressões foi assinada a rendição uruguaia, então formou-se o tratado da tríplice Aliança (Brasil, Paraguai e Argentina) o que determinava que a guerra só terminaria com a saída de Solano Lopes o ditador do Paraguai do poder. A guerra findou-se aproximadamente em 1869, com a invasão de tropas brasileiras no Paraguai. Com o fim de tudo o Paraguai ficou em petição de miséria e com a população bem reduzida por conta da guerra.
O texto tem grande importância por abordar as verdadeiras causas e fatos dessa guerra com muita clareza. Contudo a guerra foi um marco muito importante e determinante na história desses países.