Sobre o Ensino de Ciências através da Problematização
Sobre o ensino de ciências
A educação tem como função principal ensinar o sujeito á construir pontos de vista bem fundamentados para que esses possam então tornar-se seres autores da uma sociedade. No ensino das ciências nos dias de hoje se faz de suma importância o trabalho através da problematização, e da união do saber com o fazer em sala de aula.
Nos tempos atuais, em que o cotidiano oferece tantos interesses de fácil acesso aos alunos uma boa aula é aquela em que esses são relacionados ao conteúdo. Para que isso ocorra é importante que se parta dos saberes que os estudantes já têm sobre o tema. Para Moraes, Galiazzi e Ramos (2002, p. 13): Não basta, entretanto, tomar consciência do que somos, do que sabemos e do que fazemos. Isso por si só não nos conduz a um questionamento. Para que esse possa ocorrer, é preciso tomarmos conhecimento de outras possibilidades.
Para que possam ser geradas novas hipóteses para os conhecimentos prévios é preciso haver questionamento, com o intuito de encontrar novas soluções para problemas á partir do que já se sabe e pensar em outras maneiras que a pergunta pode ser respondida, como, porque, onde são importantes nessa etapa. A valorização do cotidiano do estudante faz com que esse se enteda parte de um todo, e a conexão desse dia-a-dia dele com a matéria de aula ressalta a importância de que o planejamento de aula deve ser elaborado de forma diferenciada para cada grupo.
Partindo desse questionamento inicial é necessário construir argumentos que definam as razões pelas quais um processo, por exemplo, se dá de determinada forma, hipóteses para esse, analisar dados, organizar e colocar os resultados na questão é um procedimento que dá ao aluno um carácter de pesquisador. Além do mais esse exercício prepara o sujeito de forma subjetiva para lidar com as possíveis situações que podem aparecer em seu cotidiano, tornando-o potencialmente capaz para uma atuação pessoal e profissional