Sobre Produtividade
Imagine uma equação na qual o resultado seja produto de uma multiplicação de duas variáveis: trabalho x tempo = resultado. Essas variáveis são nada mais que a Produtividade. Em síntese, é gerar o melhor resultado possível com trabalho dentro de um determinado espaço de tempo.
O tempo deve ser determinado por meio de um planejamento possuindo metas a serem atingidas. Essas metas pontuais orientam para um caminho pré-determinado em um tempo disposto por fatores externos (prazo de entrega) ou internos (tempo que acho necessário). E para ser produtivo, o indivíduo deve ponderar seus limites físicos e psicológicos.
Vale salientar que trabalhar mais, não necessariamente é produzir mais. Uma verdade absolutamente simples, mas que quando internalizada faz a diferença. O objetivo de se determinar um tempo é para que haja um controle sobre suas ações, e não para medir a excelência do trabalho realizado.
A variável trabalho, por sua vez, é a mais importante para conseguir se transformar em uma pessoa produtiva. Criar hábitos de lazer e saúde em equilíbrio com o trabalho (estudos, negócios, outros) é o primeiro passo para eliminar possíveis distrações e propiciar um ambiente salutar para o desenvolvimento de atividades. Em segundo momento, é importante conhecer ferramentas que auxiliem a gestão do que foi planejado, pois, com o montante número de informações e novidades, podemos perder o foco.
É unânime que sem vontade e comprometimento não se alcança o sucesso. O objetivo precisa ser algo que o indivíduo deseja de “cabeça e coração”, pois, somente assim, será capaz de ir a seus limites para obtê-lo. Comprometer-se resume unicamente a capacidade de saber o que deve ser feito e fazê-lo. Sim, fazê-lo. Execução é uma palavra de ordem para pessoas produtivas, até porque, exigirá uma imensa carga de trabalho e sacrifícios.
A última variável, o resultado, é a consequência de todo o esforço utilizado para gerá-lo, somando-se