NUTRIÇÃO MINERAL SOBRE A PRODUTIVIDADE DE MINICEPAS E SOBREVIVÊNCIA DE MUDAS EM CLONES DE EUCALIPTO
1. INTRODUÇÃO
A avaliação e o monitoramento do comportamento de clones de eucalipto, produzidos por miniestaquia, em resposta a soluções nutritivas, são fundamentais para melhorar a qualidade e produtividade das florestas com plantios uniformes. A composição química da biomassa vegetal varia com a espécie, idade da planta, disponibilidade de elementos minerais e as condições ambientais. Estudos realizados com o objetivo de definir concentrações ideais de nutrientes para os híbridos de eucalipto, são praticamente inexistentes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da nutrição mineral de minicepas sobre a produção de mudas em três clones de eucalipto pela técnica de miniestaquia.
2. MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi realizado no viveiro Flora Sinop Ltda., no município de Sinop, região norte do Estado do Mato Grosso. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial (3x4), onde foram avaliados 3 clones submetidos a 4 soluções nutritivas, com 2 repetições (período seco e período chuvoso). Cada parcela era constituída por 100 minicepas.
Foram avaliados quatro balanços nutricionais: T1=uso operacional da Empresa Flora Sinop, T2=balanço sugerido por HIGASHI, T3=balanço sugerido por SILVEIRA e T3= balanço formulado conforme os resultados de uma análise foliar dos materiais.
As soluções foram distribuídas individualmente em caixas d’água de 1000L de capacidade de forma que cada solução abastecia separadamente, de forma um canaletão contendo os 3 clones avaliados. As composições dos balanços nutricionais encontram-se na Tabela 1.
Tabela 1. Composição das soluções nutritivas avaliadas em 3 clones de eucalipto. Produtos (gramas)
Soluções
T1 T2 T3 T4
Nitrato de amônia
20
0
192
25
Nitrato de potássio
100
86
154
200
Nitrato de cálcio
400
1140
585
480
Cloreto