CONTROLADORIA
No primeiro estagio, a ênfase é dada ao controle, foram citados neste contexto os seguintes itens:
Custeio por absorção
Custo variável
Controle financeiro
Orçamento anual
Custo por absorção Também denominado custeio integral, caracteriza-se por método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade. Consiste basicamente na apropriação de todos os custos, os quais; Diretos, indiretos, fixos e variáveis, decorrentes do uso de recursos da produção ligados aos bens elaborados, mas somente ligados ao processo de produção interno. Nesse método, os gastos correspondentes às operações de fabricação são distribuídos para todos os itens produzidos. O custeio por absorção, como dito anteriormente, engloba os custos totais, sendo eles, fixos, variáveis, diretos e indiretos. Outra característica inerente a este método é a necessidade de rateio em casos de apropriação dos custos indiretos (custos indiretos são aqueles gastos gerais relacionados como a produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.È importante ressaltar que os resultados apresentados sofrem influencia direta do volume de produção.
Como visto, o método de custeio por absorção corresponde aos princípios fundamentais de contabilidade é exigido no Brasil entre tanto não é o método mais útil para analise de custos, pois distorce as informações ao distribuir custos entre os mais variados produtos e serviços, ocultando assim, desperdícios entre outras falhas no processo produtivo.
Custo Variável Este método denomina-e também como custo direto, confere a cada custo uma classificação especifica, sendo eles custo fixo ou custo variável. O