Resenha da Mat ria sobre Produtividade Revista Exame 1
Título: Produtividade
Até os dias de hoje perdura uma frase criada por Henry Ford no século 20: “Há única regra para um industrial: faça produtos com melhor qualidade possível, ao menor custo, pagando os salários mais altos que puder”. Quando lançada essa frase o intuito era ganhar produtividade. Um século depois e a obsessão de Ford pelo aumento da produtividade de homens e máquinas continua a ser um mantra. Hoje a produtividade é vista como uma medida da eficiência no uso de fatores como o capital e o trabalho.
O aumento de renda nos últimos tempos no Brasil aconteceu devido à incorporação de milhões de pessoas no mercado de trabalho e á grande demanda internacional por produtos.
A produtividade é uma síntese das escolhas das nações ao longo do tempo. A razão pela qual as nações que investem na educação, na infraestrutura e nas instituições fortes tem uma economia mais eficiente e, portanto mais rica. O Brasil tem baixa produtividade devido a muitos fracassos, o fraco nível educacional é um deles o baixo índice de alfabetização. Os índices de educação se refletem no campo do trabalho, as grandes empresas brasileiras possuem apenas 13% da força de trabalho com formação superior, isso implica na falta de capacidade de inovação. O Brasil tem contribuído modestamente na produtividade e consecutivamente na economia.
Existe grande necessidade de investimento em educação, inovação tecnológica e infraestrutura, fatores muito importantes para a produtividade e para a evolução. Qualquer tentativa de ampliar a produtividade no Brasil esbarra na rigidez das leis trabalhistas.
O modelo de gestão americano vem sustentando sua liderança através da construção de ciclos de inovação importantes ao longo da história. Os Estados Unidos baseiam sua crescente riqueza, a construção de um modelo voltado para a inovação, o principal combustível para