sobre pedagogia das lutas
Professor:
Alunos:
1 LOCALIZAÇÃO DO TEMA
O trabalho é uma revisão de publicações que abordam as compreensões pedagógicas do esporte e o ensino das lutas corporais, publicada em 2012 por Rufino & Darido (Rufino, L.G.B. & Darido, S.C. (2012). Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.283-300, abr./jun. 2012).
2 INTRODUÇÃO E OBJETIVO DO TRABALHO
Os autores abordam o fato de que o esporte, em particular, as lutas corporais, é estudado em várias áreas como história, sociologia, biologia e pedagogia, com uma ênfase no campo pedagógico. Nesse último, existe questionamentos recorrentes, tais como: será possível usar o esporte como ferramenta educativa, visando ir além dos procedimentos relacionadas à pratica esportiva? Ou, poderia o esporte ser um conteúdo educacional independentemente de onde ele é?
Para tal, os autores mostram que outras práticas corporais que são mediadas pela educação, como a dança, exercícios físicos e atividades físicas de aventura e entre outras igualmente importantes da cultura corporal e com isso as lutas possuem importância histórica e social. Ainda na introdução, é apontada a importância das bases teóricas da pedagogia do esporte das lutas, proporcionando a compreensão mais específica e aprofundada sobre estas atividades e deliberando que sejam constituídos conversas entre a pedagogia do esporte e as lutas em si.
Dessa forma, os tiveram por objetivo a análise da relação, ainda não estabelecida de maneira sistemática, entre a pedagogia do esporte e das lutas corporais, entendidas como uma das manifestações subjacentes da cultura corporal, juntamente com os esportes, as ginásticas, as danças, os jogos e brincadeiras.
3 METODOLOGIA E ESTRUTURA DO TEXTO
A metodologia utilizada foi o estudo de publicações que abordassem a temática central do texto para compor uma revisão bibliográfica. Os autores tiveram a pretensão de analisar