FICHAMENTO DE SOCIOLOGIA Reparado Reparado
O Significado de Marx e Engels para a História da Pedagogia
Assuntos abordados no texto
1- A PEDAGOGIA BURGUESA ANTES DE MARX
Pedagogia Pré-marxista
Classe burguesa luta contra a ordem feudal, cria a sua própria pedagogia de luta e posteriormente a sua própria pedagogia de vitória. (p.132) 1.2.
1.3. A pedagogia de liberdade deixa de ser uma pedagogia de luta contra a ordem feudal; transforma-se progressivamente numa pedagogia que serve a ordem burguesa. (p.133)
Lutas revolucionárias de classes. (p134)
OBS: Desde Moro e Campanella: aparece uma visão utópica da nova educação, de uma educação na coletividade e no trabalho, na igualdade e na justiça de relações de vida transformadas (p.134)
Veem na educação um dos principais instrumentos para a luta e o fator mais importante para a consolidação da vitória. (p.135)
Compromisso na luta da burguesia contra a ordem feudal. (p135).
1.4 Desintegra-se esta síntese pedagógica, expressão do compromisso. (p 136). Tendências educativas. (p.136)
OBS: Juntamente com estas correntes da pedagogia, existiram certas correntes que estavam impregnadas do tradicionalismo próprio do feudalismo e que foram apoiadas pela sobrevivência desta ordem em muitos países europeus. (p 137)
Até a Revolução Francesa, operários e camponeses vincularam as suas esperanças ao destino da burguesia, e as suas ideias pedagógicas integraram-se numa corrente paralela à pedagogia burguesa. (p 138)
Caráter utópico-revolucionário
OBS: A partir da Revolução Francesa, tornou-se cada vez mais patente a contradição entre os interesses de classe desta camada e os interesses de classe desta camada os interesses do “terceiro estado”. (p 138)
1.6 Surge a pedagogia proletária
2- PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO POSTERIOR DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA
1. Marx e Engels: Crítica aos fundamentos da mesma pedagogia burguesa. (p139)
2.