Sobre os olhos
Física
Nome: Larissa Cipriani
Número: 10
Turma: 2.5
Professor: Léo
Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa
Partes do olho
O olho nos permite ver e interpretar as formas, as cores e as dimensões dos objetos por um processo de refletir ou emitir luz. Ele consegue ver objetos na luz ofuscante e na luz luminosa, mas não consegue vê-los quando não há luz nenhuma, transforma os raios de luz em sinais elétricos e depois os envia para o cérebro. Sendo assim traduz os sinais em imagens visuais.
Nosso olho está localizado em uma cavidade protetora chamada cavidade ocular e tem um diâmetro que mede, aproximadamente, 2,54 centímetros. A cavidade ocular é envolvida por camadas de tecido adiposo, que protege o olho e permite que ele se movimente com facilidade. Seis músculos regem o movimento dos olhos.
Entre as partes mais importantes do olho humano estão a íris, a córnea, o cristalino, a retina, a conjuntiva, a mácula e o nervo óptico.
- A córnea é muitas vezes considerada a “janela do olho”. É ela quem tem o poder de focalizar a luz que é dimensionada para o olho.
- O cristalino é uma estrutura clara que fica localizada atrás da pupila. Sua principal função é prover fino - ajuste para o foco e a leitura. O cristalino realiza esta função alterando sua própria forma, conforme necessidade.
- A pupila é o círculo preto que nós vemos nos olhos das pessoas. Uma importante função da pupila é controlar a quantidade de luz que vai para o olho.
- A íris é a parte colorida do olho que conseguimos enxergar, sua função é controlar o tamanho da pupila, por meio da contratação e da expansão de seus músculos.
- O corpo Vítreo é uma substância clara parecida com um gel, localizada dentro da cavidade do olho. Sua finalidade é fornecer uma forma esférica para o olho.
- O Nervo Ótico transmite as imagens da retina até o cérebro.
- A Retina consiste em um fino tecido nervoso, que reveste a parede interna do olho e