Sobre mudanc as no contexto educacional
O desenvolvimento da tecnologia vem se destacando como a principal força de transformação existente no mundo atual. Desde o aumento da produtividade e qualidade da produção na indústria à forma de embalagem e comercialização de produtos alimentícios - não se vê mais o antigo "papel de pão" para embrulhar os baguetes franceses, que também não são mais vendidos à unidade, e sim "no quilo"- a busca por criar e aperfeiçoar recursos tecnológicos é algo imprescindível.
É evidente que o exemplo é meramente ilustrativo, pois tais mudanças não se tratam de transformações só em termos de recursos tecnológicos, a própria evolução do conhecimento acerca da melhor rentabilidade, condicionamento e preservação da higiene no alimento são norteadoras do processo, mas é claro que a existência de maquinário adequado otimiza o serviço, no mínimo.
Assim como esse, podemos citar inúmeros outros exemplos de como a forma como lidamos com o mundo e com as relações sociais são determinadas pela visão de mundo da comunidade num determinado espaço e tempo. É imprescindível que a humanidade busque criar e aperfeiçoar recursos dos mais diversos no sentido de otimizar, ou melhorar, a qualidade de vida e as relações do ser humano com o ambiente. No caso da educação, é preciso pensar sua importância na formação psíquica, intelectual e profissional dos atores envolvidos nesse processo, sendo assim, podemos dizer que o profissional da educação tem a necessidade de se reciclar, e reciclar o próprio ato de ensinar, para que seja possível acompanhar a velocidade com que o mundo se transforma.
Esse crescente avanço do conhecimento, que muda as relações de convívio e de trabalho, é traço comum à humanidade desde seus primórdios. Conquistas como a invenção da roda ou a descoberta do fogo são até hoje consideradas como passos determinantes na construção do homem atual. No campo da comunicação, tivemos marcos como o advento do radio, televisão e telefone, que