SOBERANIA DE DEUS
"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas..." (Jr 6:16)
Quem nunca leu o livreto " O Antigo Evangelho" da editora Fiel, devia dar uma conferida no seu conteúdo. Na verdade o livro é um "ensaio introdutório ao livro de John Owen, A morte da morte na morte de Cristo". O autor do livro J. I. Packer procura mostrar as diferenças de conteúdo entre o Antigo e o novo evangelho, analisando também o impacto causado por cada uma deles na vida dos pecadores...
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação...se descermos até a raiz da questão, descobriremos que estas perplexidades, em última análise, deve-se ao fato que temos perdido de vista o evangelho bíblico...durante os últimos cem anos temos trocado o evangelho por um substituto que, embora lhe seja semelhante quanto a determinado pormenores, trata-se de um produto totalmente diferente... O Assunto abordado pelo antigo evangelho era Deus e os Seus caminhos com os homens; e o assunto abordado pelo novo é o homem e a ajuda que Deus lhe dá" (J. I. Packer / páginas 2 e 3)
A precisão com que ele analisa os fatos é de admirar; o autor procura mostrar, que se quisermos pregar o evangelho Bíblico, não existe outro caminho, a não ser pregar aquilo que hoje é apelidado de Calvinismo. Gostaria de aproveitar o texto e fazer uma reflexão sobre a situação evangélica atual:
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação"
Seria exagero da parte do autor, afirmar tal coisa?
É claro que não...muitos de nós; estamos cansados de ver na mídia, escândalos envolvendo líderes evangélicos, o que tem levado a igreja perder o prestígio que tinha anteriormente perante a sociedade. Afinal, afirmam hoje "Templo é dinheiro"...a