A Soberania De Deus Na Salva O Do Homem
Formando do Seminário Teológico Batista de Mato Grosso
Membro da Igreja Batista do Centenário Cuiabá-MT
Médico Veterinário, Mestre (Msc) em Ciências Veterinárias e Doutorando em Ciências Veterinárias pela UFMT
E-mail: dgramos_vet@hotmail.com
A Soberania de Deus na Salvação do Homem
João 6:65 “E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.”
Eis aí um dilema sem precedentes que perambula a mente das crenças judaico-cristãs e que se condensam nas obras de Armínio e Calvino: afinal de contas Deus é soberano no processo de salvação e assim elege os seus, ou o homem tem o livre arbítrio? Antes de adentrar no tema propriamente dito, ressalto que este não é um dilema exclusivo deste assunto, pois é notável em outras áreas como evolucionismo e criacionismo, capitalismo e socialismo, e etc. Aparentemente todas são teorias que parecem não subsistir na presença da outra, contudo elas não respondem a tudo e deixam suas lacunas.
1. A eleição é coletiva ou individual?
Com muito respeito, amor e reconhecimento de absolutismo à Palavra de Deus que digo: as duas coisas. Deus conhece a cada um desde a eternidade e nos elegeu antes da fundação do mundo (Efésios 1:4), e isso mostra o quanto a eleição é um processo individual. Entretanto a eleição é coletiva, não como o povo de Israel pensava desde o princípio, pois esperavam que os eleitos seriam somente os filhos de Abraão, mas na verdade foi também para os gentios e à todos, pois assim a Bíblia diz que “Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9) e “[Deus], que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2:4).
2. Deus é soberano no processo de salvação?
Sim. Esta é uma verdade incondicionalmente irrefutável. Deus é soberano no processo de salvação como é soberano em todas as coisas “Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? Ou