Smalltalk
Artur Lira
Diego Lemos
Lucas Silva
Thiago Rocha
“Smalltalk is a computer language designed specifically for a wide range of humans rather than a narrow group of computer specialists.”
Peter William Lount, 16 de Agosto de 2004.
Resumo
Smalltalk foi uma das primeiras linguagens a usar máquina virtual e a ser totalmente orientada a objetos que surgiu por volta dos anos 70. Visa à facilidade da implementação.
Smalltalk é uma linguagem orientada a objetos, dinamicamente tipada e reflexiva. Ela foi criada em parte para o uso educacional, sendo influenciada por Lisp e Logo, Sketchpad e Simula.
A primeira versão generalizada da linguagem foi o Smalltalk-80 e foi muito utilizada desde então. Várias tendências dessa linguagem continuaram em desenvolvimento e influenciaram na construção de comunidades de usuários em torno dela. ANSI Smalltalk foi ratificada em 1998 e representa a versão padrão do Smalltalk.
1.1 Introdução
Em meados da década 70, visando atingir um grande número de pessoas de faixas etárias distintas, surgiu Smalltalk, uma linguagem de programação orientada a objeto fracamente tipada e de simples implementação. Nesta linguagem tudo é objeto: strings, valores numéricos e caracteres são implementados como classes. Sendo assim, não há tipos primitivos, ao contrário de outras linguagens orientadas a objeto, como C++, C# e Java.
1.2 História
Smalltalk começou a ser desenvolvimento no final dos anos 1960, pela equipe do pesquisador Alan Kay, integrante do Learning Research Group (Grupo de Pesquisa de Aprendizagem) da Xerox.
Ocorreram várias evoluções do Smalltalk. Do Smalltalk-71 (parecido com o Logo) e Smalltalk-72 houve a adição de muitas funcionalidades multimídia, para chegar ao Smalltalk-76, versão mais robusta que as anteriores.
O Smalltalk-80, desenvolvido com olhos voltados pro mercado, foi lançado para computadores de diversas companhias (HP, Apple, IBM). Para aumentar a portabilidade, os programas criados em Smalltalk rodavam sobre