ATPS PAradigmas de programação
O contexto a seguir ira abordar, o conceito e evolução de quatro linguagens de programação, sendo elas : Fortran (Formula Translator), linguagem desenvolvida no final dos anos 50, pela IBM e foi padronizada em 1966 pelo American National Standards Institute, cuja sua popularidade é superada apenas pela linguagem COBOL (Common Business Oriented Language), linguagem essa desenvolvida com o propósito de criação e estruturação de banco de dados financeiros nos anos 60, que ainda hoje é usada para esse tipo de serviço, contando com seu uso inclusive no departamento de defesa norte-americano. Temos também a linguagem LISP (List Processing), onde é possível usar exclusivamente funções matemáticas como estrutura de dados elementares, tanto os dados como o programa são representados como listas, o que permite que a linguagem manipule o código fonte como qualquer outro tipo de dados. E como uma das primeiras linguagens a usar o conceito de máquina virtual, e ser totalmente orientada a objetos, temos a linguagem SmallTalk, que surgiu por volta dos anos 70, dinamicamente tipada e reflexiva.
Sumário
1 – INTRODUÇÃO
As linguagens de programação permitem ao homem expressar, por meio de instruções, o que ele deseja que o computador execute. A história dessas linguagens começou com o trabalho de Ada Augusta, Condessa de Lovelage e filha do poeta inglês Lord Byron. Ela trabalhou com Charles Babbage no seu projeto da máquina analítica em 1842, traduzindo do italiano para o inglês uma primeira descrição da máquina, acrescentando suas próprias observações que se referiam a “ciclos de operação” e ao uso repetido de cartões em estruturas semelhantes às sub-rotinas atuais, observando inclusive o início da manipulação simbólica da computação, no lugar da numérica.
Uma das anotações conhecida como o primeiro programa de computador, foi uma descrição, passo a passo, para o cálculo de números de Jaques Bernoulli através