A3 Fatores Psicossociais
DATA: 30/01/2015
AVALIAÇÃO:
Atendendo aos Riscos Psicossociais apresentados, selecione um risco à sua escolha um, defina-o, apresente 3 possíveis causas e 3 possíveis consequências individuais e 3 possíveis consequências individuais organizacionais, assim como 3 possíveis mecanismos de prevenção e/ou tratamento.
Um dos fatores psicossociais existentes e que merece atenção é o fator fadiga. O termo fadiga é “a indisposição do corpo ou do espírito para executar qualquer coisa, quando provém de trabalho esgotante do corpo ou do espírito”. A fadiga pode, assim, ser física (do corpo) ou mental (do espírito) e provem de trabalho desgastante. É uma alteração temporária da eficiência funcional da pessoa, é o efeito de um trabalho continuado, que provoca uma redução reversível da capacidade do organismo. A fadiga, normalmente, desaparece mediante um adequado descanso. É comum adjetivar a fadiga em função da parte do organismo mais afetada: fadiga muscular, fadiga auditiva, fadiga intelectual, fadiga nervosa, fadiga emocional.
Normalmente a intensidade e a duração do trabalho físico e intelectual sem esquecer fatores psicológicos tais como a monotonia e a falta de motivação podem gerar fadiga. Assim, uma pessoa fatigada tende a simplificar a sua tarefa, eliminando tudo o que não é “essencial” e tornando a tarefa menos precisa e segura aumentando o índice de erro. Na tabela 1 podemos verificar consequências individuais, tanto individual como organizacional e ainda alguns mecanismos de prevenção e/ou tratamento.
Tabela 1 - Consequências e medidas preventivas ou de tratamento.
Consequência Individual
Consequência organizacional
Medidas preventivas/tratamento
Diminuição do estado de alerta.
Diminuição da produtividade.
Flexibilizar os horários permitindo ao trabalhador a participação na gestão do seu tempo de trabalho
Diminuição da memória.
Aumento do número de acidentes.
Introduzir pausas, quer sejam espontâneas promovidas pelo trabalhador, quer