SLIDE TRABALHO
Grupo: Ana Paula, Debora, Edgard, Isabela e Erick
Curso: Ciências Contábeis
Período: 1°
Professor: Suliman
TEORIA
UNIVERSALI
STA
TÓPICOS ABORDADOS
1. ORIGEM
2. CRIADOR
3. SURGIMENTO SEGUNDO DR. ELOY T
AZEVEDO
4. SISTEMOLOGIA
5. CRITICAS À TEORIA
6. APLICABILIDADE NO BRASIL
1. ORIGEM
A Escola Universalista foi a única que nasceu nas
Américas.
2. CRIADOR
O criador da teoria foi o Brasileiro Francisco D’
Auria, autor de diversas obras, foi professor, escritor, membro fundador do Sindicato dos Contabilistas de
São Paulo.
Francisco D’ Auria defendia a Contabilidade como ciência pura. A doutrina que visa universalizar o objeto da contabilidade fazendo- o extensivo a todos os sistemas.
3. SURGIMENTO SEGUNDO DR. ELOY T. AZEREDO
Revelam-nos os apontamentos do Prof. Dr. Eloy
Teixeira Azeredo que o universalismo surgiu muito antes do Prof. D´ Auria tornar públicos seus pensamentos. Surgiu na verdade, com o francês René
Delaporte em 1930, com a publicação de sua obra
Concepts Raisonnis de la comptabilité économique, afirmando que a Contabilidade é a ciência das contas aplicada aos movimentos dos ciclos de quaisquer operações, para enumerar, agrupar e classificar o seu objeto e deles tirar conclusões expressas em nº segundo o espírito de cada uma das ciências que ela utiliza. 4. SISTEMOLOGIA
Entende-se por sistemologia a ciência formal e lógica que estuda a estática e a dinâmica dos sistemas, isto é, suas estruturas e finalidades, as variações e suas causas, no tempo e espaço, e sua expressão qualitativa e quantitativa em qualquer instante.
5. CRITICAS À TEORIA
Uma das críticas feitas é que a teoria tornou o objeto de estudo da contabilidade demasiadamente grande e a introdução da estrutura contábil na forma de um artificial sistema cibernético, baseado em comunicação e controle, também contribuiu para que a teoria do professor caísse no esquecimento.
6. APLICABILIDADE NO BRASIL
No Brasil pode-se ver ainda reflexos das ideias do
eminente