Trabalhos em slides
Uma descrição geral de articulações com várias classificações e tipos de movimentos. Todas as articulações do membro superior são classificadas como sinoviais e por isso são livremente móveis ou diartrodiais. Somente os tipos de movimento diferem.
Mão e Punho
Articulações Interfalangianas (IF) Começando distalmente com as falanges, todas as articulações IF são do tipo gínglimo, com movimentos nas duas direções somente - flexão e extensão. Esse movimento se dá em um único plano, em torno do eixo transversal. Isso inclui a única articulação IF do polegar
(primeiro dedo) e as articulações IF distal e proximal dos dedos (do segundo ao quinto dedos).
As articulações Metacarpofalangianas (MCF) são elipsóides, ou condilóides, que permitem movimentos nas quatro direções: flexão, extensão, abdução e adução. O movimento de circundução também ocorre nessas articulações. A primeira articulação MCF (polegar) é também geralmente classificada como elipsóide ou condilóide, embora apresente movimentos de abdução e adução bastante limitados devido à cabeça mais larga e menos arredondada do primeiro metacarpo.
Articulações Carpometacarpianas (CMe) A primeira articulação CMC do polegar é do tipo selar. Essa articulação é a que mais bem demonstra o formato e os movimentos de uma articulação tipo selar, que permite uma grande variedade de movimentos, incluindo flexão, extensão, abdução, adução, circundução e algum grau de rotação.
A segunda até a quinta articulação CMC são planas ou articulações do tipo deslizante, que permitem o menor número de movimentos entre as articulações da classe sinovial. As superfícies articulares são achatadas ou ligeiramente curvas, com movimentos limitados por uma firme cápsula fibrosa.
Articulações Intercarpianas (IC), localizadas entre os vários ossos do carpo, exibem apenas movimentos planos ou do tipo de deslizamento.