Slides o que é trabalho
Ernest Bonerman : o trabalho seria concebido como fonte de prazer; o acento seria posto na criatividade, sobre a produtividade. O trabalho seria o produto da alegria de criar, satisfação análoga à atividade do artista, do pensador, do amador que exerce toda espécie de ofícios.
(patriarcado Greco-romano)
Como o trabalho seria numa sociedade patriarcal : trabalho concebido como meio de ganhar dinheiro. Concebido como uma pena inevitável. Está sob o principio de que se deve fazer coisas que não trazem nenhuma satisfação;
Como o trabalho seria numa sociedade feliz: sociedade sem classe. objetivo será a criação. Não vai ser mais uma carga que o homem suporta apesar dele mesmo porque sem ele não sabe do que viveria. A vida dos membros está assegurada não levando o trabalho como algo primordial. O trabalho se torna uma atividade com sentido.
Sociedade feliz/progressista:sem luta/concorrência. foca na CRIAÇÃO. Dá exemplos do processo criativo com o pesquisador (não dirige sua pesquisa no objetivo de bater-se com um outro), artista/pintor (não faz seus quadros para produzir mais do que seu vizinho).
“QUEM CRIA NÃO TEM NECESSIDADE DE ANIQUILAR OUTROS CRIADORES, PORQUE SUA ENERGIA ESTÁ EMPREGADA NA CRIAÇÃO”
-- uma nova sociedade não se constrói sobre sonhos abstratos
Cornelius Castoriadis: A transformação do mundo do trabalho pela gestão operária. A gestão operária transformando o mundo do trabalho. “ a gestão operária não quer dizer que indivíduos de origem operária sejam nomeados no lugar dos atuais dirigentes, mas sim que a produção, em todos os níveis, seja dirigida pela coletividade dos trabalhadores : operários, empregados e técnicos.”
DIAGRAMA/ANAGRAMA
“A instauração da gestão operária é o que permitirá começar imediatamente a eliminar as contradições fundamentais da produção capitalista. A gestão operária marcará o fim da dominação do trabalho sobre o homem, e o começo da dominação do