SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTADO, GOVERNO E MERCADO
Nelson Pereira Santos Junior
Tutora à distancia: Maria Lucia Soares da Cruz
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Gestão Pública - Pólo Barra do Corda
18/06/2010
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma situação problema que envolva Estado, governo e mercado, afim de que se possa visualizar e relacionar a ligação entre os mesmos, bem como limitar a área de atuação de cada um e como os mesmos podem ser afetados de acordo com uma situação problema que apareça.
Palavras-chave: Estado; Governo; Mercado; Guerra.
Para iniciarmos nossa atividade de relacionamento entre Estado, governo e mercado é importante que primeiramente saibamos o que vem a ser cada um desses termos, para, a partir daí começarmos a fazer uma contextualização acerca dos três, no sentido de evidenciarmos os limites das relações entre os mesmos na presença de uma situação-problema.
Etimologicamente, a palavra Estado provém do grego pólis, isto é, cidade-estado. De pólis advém o conceito de política, que é a ciência de governar a cidade.
Conceitualmente, verificamos nas fontes consultadas que Estado é uma instituição organizada, que exerce poder soberano sobre o conjunto de indivíduos que ocupam um território definido. Usualmente Estado é escrito com inicial maiúscula, para diferenciá-lo de seus homônimos. No entanto, existe uma corrente de filósofos que defende sua escrita com inicial minúscula, como na palavra cidadania.
De acordo com Marx e Engels, o Estado é a forma através da qual os individuos de uma clase dominante fazem valer seus intereses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. (Marx e Engels, 1980, p. 95-96).
Entendemos ainda por Estado como uma instituição organizada que exerce seu poder sobre um conjunto de indivíduos que ocupam determinado espaço, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurídico, visando o bem comum. No entanto, tal definição necessita de um