Situação de risco
GERAL
1 OBJETIVO
Estabelecer sistemática para definições e orientação de preenchimento dos formulários:
“Levantamento de Situação de Perigo e Avaliação de Risco à Segurança e à Saúde Ocupacional e Levantamento de Aspectos e Avaliação de Impactos Ambientais”.
Processo: conjunto de macro atividades interdependentes e interligadas, objetivando desempenhar uma função. Subprocesso: conjunto de tarefas distintas, interligadas, visando obter um resultado específico. Tarefa: conjunto de passos (atividades) distintos, realizados em um posto de trabalho. Instalação: infra-estruturas elétrica, mecânica, hidráulica e civil. Aspecto Ambiental: elemento das atividades, dos produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente, gerando impactos no ar, água, solo, fauna, flora, recursos naturais ou no homem e suas inter-relações com a comunidade.
Nota 1: Sempre que possível, o aspecto deve ser qualificado e quantificado.
Ex: vazamento de óleo lubrificante (100 litros) na base do redutor. Impacto Ambiental: qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
Nota 2: Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.
Situação de Perigo: fonte ou situação com potencial para injúrias, danos à saúde, danos à propriedade, ao local de trabalho, ou a combinação destes. Risco: combinação da probabilidade e das conseqüências de um evento de perigo específico.
Risco Tolerável: risco que foi reduzido a um nível que pode ser suportado pela organização, levando-se em conta os requisitos legais, outros requisitos subscritos pela organização, objetivos e metas, políticas, etc.
Obs. Risco tem dois elementos: probabilidade de ocorrência e