"Crianças em situação de risco e vulnerabilidade"
Relatório de Estágio Básico Supervisionado I
“Crianças em situação de risco e vulnerabilidade”
Americana
2012
Unisal
Relatório de Estágio Básico Supervisionado I
“Crianças em situação de risco e vulnerabilidade”
Projeto apresentado como parte das exigências para aprovação no Estágio Básico 1 do 5º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade de Americana, Campus Maria Auxiliadora, sob a orientação da Profª Dra Miriam Tachibana.
Americana
2012
SUMÁRIO
1.
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se ao estágio básico I do curso de Psicologia, realizado em uma instituição chamada Sespa, com duração de 40hs e sendo que este estágio se estenderá para o segundo semestre de 2012, através de um o projeto de intervenção. Neste semestre foi realizado inicialmente um processo de observação da estagiária com as crianças. A instituição atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.
O presente relatório versa o desenvolvimento social da criança e os aspectos que favorecem ou não esse processo, a partir da reflexão teórica. Durante esse processo de desenvolvimento, o ambiente, as experiências e os cuidadores responsáveis pelas crianças são de grande importância para sua formação, constituindo sua primeira matriz de identidade. A visão crítica sobre a problemática é discutida com base nos autores pesquisados, no decorrer do relatório, dando ênfase nos aspectos sociais da vida das crianças que participam do grupo.
A interação com as atividades e os profissionais facilita o sujeito a uma boa interação social, uma capacidade de adaptação favorável. Outro termo que pode ser utilizado para definir esse processo de adaptação, é a competência social, que pode ser entendida como comportamentos apropriados para determinadas circunstâncias, que tornen possível uma troca social da criança com um outro