Projeto De Pesquisa Palmira
O propósito deste estudo qualitativo com uma investigação etnográfica é identificar as ações feitas pela Organização Não Governamental - ONG Pró Brasil que contribuem para o combate à vulnerabilidade social entre crianças e adolescentes na região de Parelheiros. Temos como objetivo específico identificar o perfil das crianças e adolescentes atendidas, conhecendo a rotina de trabalho dos funcionários desta Organização Não Governamental.
Nesta fase da pesquisa, a vulnerabilidade social em geral será definida como condição atual do indivíduo ou grupo que possui seus direitos violados.
Nesse sentido este projeto de pesquisa formula o seguinte problema:
Quais os principais fatores que contribuem para situação de vulnerabilidade social entre crianças e adolescentes atendidas na Organização Não Governamental (Ong) Pro Brasil Dessa forma, pressupomos que as crianças e adolescentes atendidas na Organização Não Governamental- Ong Pró Brasil,estão vulneráveis ao fator econômico, escassez de vagas em creches e escolas e expostos a violência urbana.
A pesquisa atual permite entender como o trabalho da Organização Não Governamental- ONG Pró Brasil contribui para a redução dos índices de vulnerabilidade social entre crianças e adolescentes na região?
Palavras – chave: Vulnerabilidade, criança, adolescente.
1. Metodologia
Nossa pesquisa foi realizada através de periódicos científicos da biblioteca virtual da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Os artigos pesquisados foram publicados entre o período de 2010 a 2013. Pesquisamos a revista do programa de pós graduação em políticas sociais no período de Janeiro a Novembro de 2010, não localizamos nenhum dado relacionado ao tema. No vol. 18 n.1 dezembro de 2011, localizamos o artigo Conhecimentos e Percepção de professores sobre maus-tratos, dos autores Ana Flávia Granville Garcia, Maria Gleice Carvalho de Souza, Valdenice Aparecida de Menezes, Roberta Granville de Barbosa e Alessandro Leite Cavalcanti. Em