Cisternas
Hyron Sérgio de Souza Bezerra
Janilce Quaresma Pereira
Jonas Gonçalves Santos
Jullyane Quaresma Nascimento
Marcelo Quadros de Araujo
Raíssa Lorena Silva da Costa
Aproveitamento de águas pluviais: Processo de coleta das águas das chuvas para uso na Escola Estadual Palmira Gabriel, em Barcarena no Estado do Pará.
Projeto desenvolvido como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina: Tendências Educacionais para o Ensino de Ciências, orientados pela professora Priscyla Santiago.
Barcarena-PA
2013
PÚBLICO ALVO
Este projeto será voltado primeiramente para os funcionários que serão mantenedores do sistema de cisternas da Instituição Estadual de Ensino Médio Palmira Gabriel, incluindo posteriormente os alunos de toda a escola situada no município de Barcarena, que vem enfrentando frequentemente o problema da falta de água na sua rede de distribuição, haja vista que este sistema é falho.
INTRODUÇÃO
A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos polos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aquíferos.
Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.
O acesso à água potável é uma necessidade humana fundamental e, assim, um direito básico, de acordo com a Lei nº 9.433 (BRASIL, 1997). Não se consegue