CISTERNAS
1 . Ideia Principal do Texto:
A ideia principal do texto é que o governo elabora programas como “Um Milhão de Cisternas: guardando água para semear vida e colher cidadania” que é a construção de cisternas para a captação de água que será usada para abastecer a população.
2. Mapa Conceitual:
Programa
Água Vida Combater a seca
Chuva Cisternas
Combater a sede População
Política Semiárido
3. Resumo:
De acordo com critérios atuais, o semiárido brasileiro abrange 1.133 municípios, o que corresponde a uma área de 969.589,4 km2, quase 90 % do território da região Nordeste, e também a região setentrional de Minas Gerais, contando com uma população estimada em 21 milhões de pessoas, o que corresponde a 11% de toda população brasileira.
A sociedade civil organizada, por meio de suas diversas organizações vem ao longo do tempo, defendendo que é possível viver e produzir no semiárido com dignidade. Este movimento surgiu na década de 1990 e se institucionalizou enquanto Rede de Movimentos Sociais em 1999, com a criação da Articulação no Semiárido (ASA). Desde sua fundação, a ASA tem proposto políticas públicas sustentáveis de convivência com a região, que apostam na captação e armazenamento adequado de água da chuva.
Atualmente, a ASA desenvolve o Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o semiárido, onde estão localizados o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Estes Programas são pautados na concepção de que é possível ter