qualidade e estoque
Existem vários níveis de estratégia nas empresas, mas sem duvida a qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade esta ligada a produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, o envolvimento de todos na empresa e consequente motivação.
Juran (1988) define classicamente “qualidade é a adequação ao uso.”
Armand Vallin Feigenbaun (1983) define “ qualidade significa o melhor para certas condições do cliente, já Crosby (1984) define “qualidade é conformidade com as especificações .” Com a necessidade de aprimoramento da qualidade exigido pelo mercado globalizado atual , surge nas organizações dos países desenvolvidos diretrizes e procedimentos que dão base a implantação da ISO 9000, concebido para ser modelo de implementação de qualidade ,desenvolvido a partir de 1980 teve sua primeira versão publicada a partir de 1987.
A qualidade total japonesa, definida como um sistema de gestão que presa pela melhoria continua da qualidade dos produtos, serviços e funcionamento da empresa um todo.
Segundo “grifo”, tal conceito evolui tornando muito mais amplo e profundo passando a estar em todo funcionamento da empresa. Essa filosofia deu origem ao surgimento de processos de melhorias que podem ser classificados e definido como: Kaizen ,termo japonês de melhoria , kaizen é uma ferramenta direcionada para a redução de custos e melhoria contínua de processos de produção e administrativos, utilizando a estratégia baseada no tempo, tendo em vista a demanda do mercado, e produzindo as quantidades relacionadas com essa demanda do mercado.
Também existem meios e técnicas de qualidade um é o ciclo de Pdca que foi criado por Walter shewhart na década de 20 e difundido por deming na década de 50. Por esse motivo também o ciclo é conhecido como ciclo de deming , e é o método mais genérico de processo de melhoria continua , ele