Administração de materiais e patrimoniais
2. Atividades do setor de recursos materiais: compra, programação da produção, armazenamento e logística.
3. Para desenvolver satisfatoriamente as atividades de agrupamento de itens supridos por um mesmo fornecedor, avaliação das condições de qualidade, financeiras e de confiabilidade da entrega e análise da possibilidade de contratos de longo e médio prazo.
4. É a fase em que se encontra o pedido, ou seja, se está em produção, em expedição,...
5. Permitir o correto funcionamento do sistema peps ou fifo; permitir uma visualização clara dos itens estocados, para que se possa identificar materiais sem movimentação, ou em excesso, por exemplo. Também serve para diminuir o espaço alocado, a estocagem dos materiais (bem como seu custo) e a manutenção de um sistema de informações rápido e eficaz para os clientes dos materiais.
6. Bom grau de instrução e polivalente, capaz de desenvolver diferentes funções de maneira adequada, e que entendam o compromisso que a área tem com a qualidade e com a produtividade na empresa.
7. Devem ser simples, flexíveis e de baixo custo.
8. Uma vez por ano para fins contábeis, porém, para que eventuais faltas ou excessos de material sejam imediatamente apontados e corrigidos, é usual a utilização de inventário rotativo, que classifica os itens dentro de um critério abc e estabelece critérios para inventários periódicos.
9. A acurácia dos estoques é definida atribuindo-se pesos a cada classe que compõe o valor estocado e então ponderando-se os valores encontrados em função do peso de cada classe para obter-se a acurácia total.
10. Dimensionamento adequado dos corredores e das outras áreas, considerando o fluxo e o volume de materiais e lugar apropriado para extintores de incêndio e outros equipamentos de