ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A administração de materiais reflete as compras, armazenamento e distribuição de materiais para que o setor não pare e continue operando de forma contínua e eficiente.
Viana (2000) salienta que o objetivo da Administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir para repor o estoque, o que determina que a estratégia de abastecimento sempre seja acionada pelo usuário a medida que, como consumidor, ele detona o processo.
Esses objetivos podem ser mais bem visualizados no quadro 1:
PROCEDIMENTO ESCLARECIMENTO
O que deve ser comprado: Implica a especificação de compra, que traduz as necessidades da empresa
Como deve ser comprado: Revela o procedimento melhor recomendável
Quando deve ser comprado: Identifica a melhor época
Onde deve ser comprado: Implica o conhecimento dos melhores segmentos de mercado
De quem deve ser comprado: Implica o conhecimento dos fornecedores da empresa
Por que preço deve ser comprado: Estabelece a quantidade ideal, por meio da qual haja economia na compra
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa (Pozzo, 2004).
As atividades compõem a administração de materiais visando assegurar que a organização disponha de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades
Costin (2010, p.183) reforça que a administração de materiais é uma área da gestão que visa assegurar que a organização disponha de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades e elenca cinco elementos fundamentais para gestão de recursos materiais: (1) qualidade do material; (2) quantidade necessária; (3) prazo de entrega; (4) preço e (5) condições de pagamento.
Na Administração Pública o inventário é obrigatório, pois a legislação estabelece que o levantamento geral de bens