Resumo administração de compras e suprimentos
Ainda segundo Monzcka, o papel estratégico de Compras está vinculado ao gerenciamento da base de fornecedores e a sua contribuição estratégica propriamente dita.
Para Leenders et. al (1994) uma empresa que pretenda ter destaque no cenário internacional (world class) precisa ter uma área de Compras que desempenhe não apenas um papel operacional mas que também contribua estrategicamente para a organização.
Spekman et. Al (1994) o ambiente altamente competitivo exige que a função Compras fizesse parte do planejamento estratégico das empresas.
As principais atividades de uma organização de compras são:
Registro de compra; preço; estoque e consumo; fornecedores; Arquivos e especificações e arquivos de catálogos.
Chefia de Compras: estudar e analisar as solicitações de compra de matérias-primas, máquinas e equipamentos em geral; inteirar-se das necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes, coordenar pesquisa de fornecedores e coleta de preços; organizar concorrências e estuda os seus resultados, optando pelo que melhor condições oferecida, manter contato com fornecedores; solicitar testes de qualidade das matérias-primas adquiridas; assessorar as várias seções com informações e soluções técnicas; controlar prazos de entrega; elaborar previsões periodicamente de compras; examinar cadastro geral dos fornecedores; manter contatos com setores de produção; elaborar relatórios e estatísticas de controle geral.
Comprador de Materiais Diversos: efetuar e acompanhar pequenas compras de materiais sob supervisão da chefia da seção; classificar e analisar requisições de compras remetidas por outros setores; pesquisar cadastro de fornecedores e efetuar coleta de preços; estudar preços e qualidades, optando pelo que obter melhores condições; efetuar as compras e controlar a entrega dos materiais; manter arquivo de catálogos e fornecedores.
Comprador Técnico: efetuar compras de materiais especiais de produção mediante a