Sistematica das plantas
O presente trabalho aborda sobre a inserção sistemática de plantas, onde apresenta-se a importância de algumas plantas para a saúde do Homem para o ambiente e para o desenvolvimento de actividades Humanas, para cada planta insere-se o nome vulgar (o usual nacionalmente que une todo o País ao se pronunciar na língua), o vulnerável ( o usado por algumas regiões, este nome é uninominal mas é diferente para algumas pessoas consoante a língua usada) e o nome científico (o nome latinizado). É também importante a realização desta obra porque contêm uma grande informação sobre a importância de plantas, como por exemplo no algodão ”as fibras curtas usam-se na manufactura de fibras sintéticas, filmes fotográficos, as mais longas na indústria têxtil, as sementes limpas constituem matéria prima para o fabrico de óleo comestível” O que ajuda a conhecer que são multiusos, a complementaridade com outras plantas, e mais…
INSERÇÃO SISTEMÁTICA DE PLANTAS
Cebola
Nome vulgar - Cebola Nome vernacular - Nhala Nome cientifico – Allium cepa Classe - Angiospermae Subclasse - Monocotyledonae Família - liliacea
Importância- planta bianual, herbácea de pequeno porte folhas cilíndricas, ocas, nascendo de um bolbo subterrâneo.
Age contra a paralisia e reumatismo. Para uso externo combate piodermites, hemorróidas, picadas de abelha, dores de origem reumática e calvície.
Cana-de-açúcar Nome vulgar – Cana-de-açúcar Nome vernacular - Movha Nome cientifico - Saccharum officinarum Classe - Angiospermae Subclasse - Monocotyledonae Família - Gramineae
Importãncia-planta perene, 3-4 metros de altura, caule com nós e entre nós. Da cana extrai-se o açúcar, sendo ainda matéria-prima para o fabrico de álcool, aguardente, melaço.
Seu suco fresco têm propriedades peitorais, além de tonificantes e refrescantes. Combate catarros bronquiais, bronquite crônica e asma (ferve-se 250 g de cana descascada em um litro de água e bebe-se à vontade).