Sistemática vegetal
Sistemática Vegetal
“... Caracteres que, segundo os naturalistas, mostram uma verdadeira afinidade entre duas ou mais espécies são aqueles que foram herdados de um ancestral em comum, portanto toda classificação verdadeira é genealógica”.
Charles Darwin 1859: 391
O que é exatamente a sistemática vegetal? A pergunta se torna mais difícil de responder se considerarmos que vegetal e sistemática são bastante difíceis de definir. Considerar estes conceitos em detalhes nos ajudará a definir melhor esta ciência e a esclarecer nossos propósitos.
O que queremos dizer com vegetais?
A maioria das pessoas tem uma noção intuitiva do que é uma planta ou vegetal: um ser vivo verde e que não se desloca. Para alguns, o conceito de vegetais abrange os fungos, que não são verdes. Os departamentos de botânica e biologia vegetal em muitos colégios e universidades também incluem micologistas
(pessoas que estudam os fungos). Para alguns, a palavra vegetal se restringe a organismos verdes de ambientes terrestres e aquáticos. No entanto, os organismos fotossintéticos aquáticos abrangem uma enorme diversidade de formas de vida, incluindo algas verdes e não-verdes e grupos relacionados.
Para os propósitos deste livro, consideraremos as plantas verdes, uma grande linhagem que inclui as assim chamadas algas verdes e as plantas terrestres (Figura 1.1). Assim definidas, as plantas verdes partilham certo número de caracteres, incluindo (1) a presença dos pigmentos fotossintéticos clorofila a e b; (2) reserva de carboidratos, em geral na forma de amido; e (3) a presença de dois flagelos anteriores em forma de chicote em algum momento do ciclo de vida (com freqüência modificados ou às vezes perdidos).
1
2 JUDD, CAMPBELL, KELLOGG, STEVENS & DONOGHUE
Com freqüência todos estes grupos são considerados “algas verdes”
Musgos
Antóceros
Plantas terrestres
Hepáticas
Coleochaete
“Carófitas”
Chara e taxa afins
Diversas algas
carofíceas