Sistematica Vegetal
1 – Faça uma descrição do grupo.
R: As Pteridófitas são plantas criptógamas, exemplos são samambaias, avencas e cavalinhas. Evolutivamente, constitui-se o primeiro grupo de plantas a apresentar tecidos com vasos condutores de seiva. Constituem um grupo heterogêneo de vegetais criptogâmicos vasculares de considerável importância, com representantes de portes variados, desde herbáceo até arborescente acima de 20m de altura. Estima-se em torno de 12.000 espécies conhecidas no mundo.
2 – Comente sobre a origem das Pteridófitas.
R: As Pteridófitas, assim como todas as plantas, evoluíram a partir das algas clorófitas, onde aconteceu ao longo da evolução das plantas a conquista do ambiente terrestre, em que as mesmas desenvolveram uma série de características morfológicas adaptativas ao novo ambiente conquistado.
3 – Comente sobre as características morfológicas que se apresentaram juntamente coma a evolução.
R: Nesta trajetória evolutiva, as Pteridófitas, juntamente com as demais plantas vasculares, desenvolveram um sistema de fixação ao substrato terrestre, como também de absorção, um sistema caulinar para a sustentação do corpo vegetal, os tecidos condutores de seiva, que garantisse o transporte de substâncias nutritivas e água para toda a planta. Outra estrutura importante no ambiente terrestre foi o surgimento da cutícula, que impede a perda de água excessiva pela planta e, consequentemente, o seu dessecamento; associado à cutícula, surgiram também à epiderme, com células mais compactas e os estômatos que permitiram as trocas gasosas entre os tecidos. Um outro aspecto importante na evolução das plantas vasculares, foi a formação de esporos mais resistentes com esporopolenina, dando mais proteção ao mesmo, principalmente durante a dispersão
4 – Descreva as formas com que as Pteridófitas se apresentam no ambiente. Quais são esses ambientes?
R: Elas podem ser terrestres, epífitas, hemiepífitas, rupícolas, aquáticas e de variação