Sistematica vegetal
a) Cipós – Reservas de Carboidratos
b) Milho – Raíz de sustentação
c) Figueira – Maior estabilidade
d) Sibipiruna - Maior estabilidade
e) Grama – Retenção de terra
f) Beterraba – Reserva Nutritiva
2) O cerrado trata-se na verdade de um domínio fitogeográfico (área do espaço geográfico, com dimensões subcontinentais, em que predominam características morfoclimáticas - de clima e relevo - semelhantes e um certo tipo de vegetação, mas onde pode haver vários tipos vegetacionais). Nele, incluem-se o tipo vegetacional cerrado sensu lato (com vários biomas), outros tipos vegetacionais (como a floresta ripícola, o campo rupícola, a floresta estacional semidecídua, a floresta estacional decídua, o campo úmido) e outros biomas (mata ciliar, mata de galeria, mata seca, parque do cerrado, palmeiral, vereda e campo rupestre). Você sabe que no cerrado, com solo arenoso e lençol freático profundo, as plantas possuem adaptações para sobreviver nesse ambiente. Assinale o tipo de raiz importante para as espécies de plantas com raízes subterrâneas nesse caso.
a) fasciculada.
b) estranguladora.
c) suporte.
d) sugadora.
e) axial.
3) Algumas vezes não temos nem ideia do que temos em nossas mesas. Quando você vê a expressão “caules comestíveis”, por exemplo, deve imaginar um tipo de comida, no mínimo, esquisita. Saiba que não é bem assim, já que muitos alimentos do nosso dia a dia são caules e comestíveis. Assinale o item onde temos somente caules como parte comestível:
a) batata doce, batata inglesa e arroz.
b) batata inglesa, palmito e rabanete.
c) couve flor, tomate e rúcula.
d) manjericão, feijão e acerola.
e) cana
4) No Brasil, a cana de açúcar desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no Nordeste deste país, sendo