sistemática vegetal
1- É importante, pois a sistemática compreende é classifica os seres vivos, estudam as diversidades dos organismos, a relação entre eles estuda as modificações que ocorreram durante a evolução, descreve todas as espécies de organismos vegetais, descreve a biodiversidade e a taxonomia, organizando todas as espécies de vegetais.
2-Altímetro
Binóculo
Barbante e corda
Fita crepe
Fita métrica
GPS e máquina fotográfica
Tesoura alta de poda
(podão)
Papel indicador de pH
Lápis demográfico
Sílica-gel
Materiais gerais para coleta:
Caderno de campo
Barbante e corda
Cordas elásticas
Papelão reforçado (canelado)
Lápis demográfico
Álcool
Potes de vidro
Pinça
3-
4-
Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas (secas) que são colhidas na natureza e formam uma coleção botânica destinada à pesquisa da sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística. Exsicatas organizadas em ordem alfabética de família, gênero e espécie 1) Prensa (madeira ou papelão): a mais usada mede aproximadamente 42 x 30 cm e consiste de duas partes iguais, separadas, de ripas de madeira entrelaçadas, com largura de 2 cm (Figura 2). A prensa também pode ser de madeira inteiriça ou de papelão, com perfurações para passar o cinto (Figura 3). O cinto pode ser de couro, lona, borracha ou cordas. Cada cinto tem numa de suas extremidades duas argolas ou uma fivela.
Na prensagem, as plantas coletadas são colocadas entre folhas de jornal, de tamanho suficiente para que caiba todo o material coletado. Após isso, as mesmas são empilhadas e comprimidas ao máximo pelos cintos para ficarem bem estendidas. A prensa só comporta determinado número de plantas para que fiquem bem acondicionadas. Isso significa que não se pode colocar plantas em demasia na prensa, pois poderão ocorrer dobras ou ferimentos indesejáveis nas amostras, bem como corre-se um risco