Sistemas
SUMÁRIO
CONCEITOS INICIAIS
– Hardware: são os dispositivos físicos, que podemos tocar. – Software: são as partes lógicas, os programas. – Peopleware: são os usuários. – Firmware: são programas armazenados em chip.
PROCESSAMENTO DE DADOS
Alguns conceitos básicos ajudam-nos a compreender a expressão processamento de dados. – Dados: Algum tipo desorganizado de informação que não signifIca nada isoladamente. – Informação: É o resultado da transformação dos dados em algo útil e organizado para o usuário.
Processar dados significa transformar informações iniciais (chamadas de dados iniciais ou de entrada) em resultados (chamadas de dados finais ou de saída), através de procedimentos pré-definidos. Processar dados significa muito mais do que apenas calcular. Pode ser considerado um cálculo, uma ordenação de informações, uma classificação de forma conveniente, uma comparação, uma listagem (relatório) etc. O computador realiza quatro operações básicas com dados: – Entrada (input); – Processamento (processing); – Saída (output); – Armazenamento (storage).
Agora as três etapas do processamento dos dados, como no exemplo abaixo, ajuda a entender como é realizada entrada, organização de dados e saída de informação. O Processamento dos dados é feito na UCP, ou CPU (unidade central de processamento). A entrada de dados é feita por intermédio de dispositivos especiais que coletam informações externas (ex: teclado, mouse etc.) e os enviam para a unidade central de processamento. Após processado o dado, a informação pode ser armazenada em um dispositivo de armazenamento ou enviada para o usuário através de dispositivos de saída de dados ou informação (ex: monitor, impressora etc.).
TIPOS DE COMPUTADORES
Os computadores podem ser classificados quanto a sua capacidade de processamento (porte) em:
Grande Porte (Mainframes): São destinados para um grande