Síndrome de Guillain-Barré
Guillain-Barré
DEFINIÇÃO
Também
conhecida por:
Polirradiculoneuropatia idiopática aguda,
Polirradiculopatia aguda imunomediada.
É
uma doença do sistema nervoso (neuropatia) adquirida, marcada pela perda da bainha de mielina e dos reflexos tendinosos.
Ela
se manifesta sob a forma de inflamação aguda desses nervos e, às vezes, das raízes nervosas.
ETIOLOGIA
É
uma doença autoimune, geralmente desencadeada após uma infecção viral ou bacteriana.
CAUSAS
Não
se conhece a causa específica da síndrome.
Na maioria dos casos, duas ou três semanas antes, os portadores da síndrome manifestaram uma doença aguda provocada por vírus (citomegalovírus, Epstein Barr, da gripe e da hepatite, por exemplo) ou bactérias (especialmente Campylobacter jejuni ).
CAUSAS
A hipótese é que essa infecção aciona o sistema de defesa do organismo para produzir anticorpos contra os micro-organismos invasores. No entanto, a resposta imunológica é mais intensa do que seria necessário e, além do agente infeccioso, ataca também a bainha de mielina dos nervos periféricos.
CAUSAS
Cirurgias,
vacinação, traumas, gravidez, linfomas, gastrenterite aguda e infecção das vias respiratórias superiores, podem ser consideradas outras causas possíveis da polirradiculoneuropatia aguda.
INCIDÊNCIA
Incidência anual de 1-4 por 100.000 habitantes
Não existem dados epidemiológicos específicos para o Brasil.
PREVENÇÃO
Como
não foram determinadas as causas da doença, não é possível estabelecer formas de prevenção SINTOMAS
Fraqueza muscular progressiva e ascendente, acompanhada ou não de parestesias (alterações da sensibilidade, como coceira, queimação, dormência, etc.), que se manifesta inicialmente nas pernas e pode provocar perdas motoras e paralisia flácida. Com a evolução da doença, a fraqueza pode atingir o tronco, braços, pescoço e afetar os músculos da face,