Sistemas Operacionas
Este trabalho norteia a apresentação de alguns tópicos sobre Sistemas Operacionais. O conteúdo visa orientar no processo de entendimento aprimorado sobre o tema citado acima. O trabalho de Sistemas Operacionais possibilitará um entendimento de forma ágil e precisa, possibilitando a compreensão de informações e a produção de novos conhecimentos.
Palavras Chave: Sistemas Operacionais. Arquitetura de Sistemas Operacionais. Gerenciamento de Processo no Sistema Operacional.
Sumário
Introdução
Este trabalho tem como objeto explicar de forma clara e sucinta as frequentes variações e processos realizados pelos Sistemas Operacionais. Informa também sobre problemas comuns que ocorrem nos processos, e também mostra soluções para estes problemas além de mostrar ações realizadas pelos Sistemas Operacionais.
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Antes da década de 50, os computadores eram muito difíceis de serem programados. Era necessário conhecer totalmente sua arquitetura, e tal operação era efetuada em painéis com cerca de 6.000 conectores, em linguagem de máquina. Nesta fase os computadores não possuíam ainda dispositivos para interagir com o usuário, como teclados e monitores.
Na década de 50, já com a utilização de transistores, sucedeu-se um grande avanço tecnológico, melhorando a velocidade dos processadores e a capacidade dos meios de armazenamento, em especial a memória e os discos magnéticos.
Por volta de 1953 foi introduzido o primeiro sistema operacional, um programa de controle que permitia uma interação, mesmo que limitada, entre o operador e a máquina, otimizando a execução das tarefas. Em 1959 foi criada uma versão de sistema operacional que já implementava conceitos de memória virtual, conceito este largamente utilizado nos sistemas atuais.
Na década de 60, a partir do surgimento dos