trabalho feito
AXILA(TEMPERATURA AXILAR): O termômetro é colocado na axila, após enxuga-la , e mantido por 5 minutos , estando a pessoa em posição sentada ou deitada. A temperatura normal do adulto varia de acordo com o local da verificação: .Bucal- 3605 a 37,3 graus centígrados;// . axilar- 36,2 a 37,0 graus centígrados;//.Retal- 36,5 a 37,4 graus centígrados.
Varios são os fatores que interferem e alteram a temperatura corporal.Citamos como exemplo : a hora do dia, a temperatura do meio ambiente, o repouso, a digestão, o vestuário, o estado emocional e outros.Normalmente a temperatura corporal se apresenta mais baixa pela manhã e mais elevada à tarde e à noite. Classificamos a temperatura como:
.hiperpirexia- 40 a 42 graus centígrados;// Hipertermia- 37,5 a 39 graus centígrados// normotermia- 36 a 37,3 centigrados// Hipotermia- 36 a 34 graus centígrados.
A temperatura corporal deverá ser verificada pela manhã e ao anoitecer , mais especificamente às 6:00 e 18:00 hrs.
PONTOS IMPORTANTES NA VERIFICAÇÃO DA TEMPERATURA:. Baixar a coluna de mercúrio antes de usar o termometro;// Secar bem a axila antes de colocar o termômetro;// Limpá-lo após o uso e conservá-lo em solução antisséptica ou álcool;//Não segurá-lo pela ponta do mercúrio;// Lubrificá-lo , se for verificar a temperatura retal.
Na hiperpirexia a temperatura se eleva a mais de 40 ° c e ocorre em consequência dos estados infecciosos graves.Neste caso observamos as seguintes fases: 1- Fase inicial ou de efervescência onde ocorre o calafrio; //2- fase fastigium- é o estado de plena doença;// 3- fase de defervescência com a queda da temperatura em crise(queda rápida ou em lise ( queda lenta).
Na hipotermia a temperatura vai abaixo do normal variando de 35 a 34°c .Ocorre nas grandes hemorragias , nos casos de inanição, diabéticos descompensados, etc...
MANIFESTAÇÕES EM CASOS DE HIPERTERMIA: .Sonolência; calafrios; pele seca e avermelhada; fazer abatidas; pulso rápido , podendo levar à