Enfermagem Saúde da Criança
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DOENÇAS INFANTIS DO TRATO URINÁRIO E RENAL.
BOA VISTA – RORAIMA
SETEMBRO DE 2013
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DOENÇAS INFANTIS DO TRATO URINÁRIO E RENAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para conhecimento da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES, sob a orientação da Professora: Juliana Moreira.
TURMA: H4
ACADÊMICOS:
André Trindade dos Santos
Bibiane Lino Coelho
Irene V. F. Cantanhede
Leticia Monteiro
Leonardo F. de Magalhães Neto
Nara Alana C. Haddad Thaine M. Lopes
BOA VISTA – RORAIMA
SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
A morbidade e a mortalidade das Infecções do Trato Urinário (ITU) mantém-se de maneira considerável apesar do advento de numerosos agentes antibacterianos eficazes. Essas infecções ainda responsáveis por aproximadamente 20% de todas as consultas pediátricas, e ITU "crônicas" constituem uma das principais causas de Insuficiência Renal Terminal, isto é, aqueles pacientes pediátricos que necessitarão precoce ou tardiamente de tratamentos de substituição renal (diálise peritoneal ambulatorial contínua - CAPD, hemodiálise e transplante renal)
Portanto, as infecções do trato urinário ocupam um destaque importante na Nefrologia Pediátrica. E isto não só é devido à relativamente alta incidência, como também ao risco potencial que representam para a função renal que pode vir a ser, irreversivelmente comprometida.
A par disso, cresce, a sua importância quando na verdade, verificou-se que pouco se conhece sobre a história natural da enfermidade. E tudo se torna ainda mais complexo quando se percebe que os quadros