Sistema operaciona
1) Qual a importância do gerenciamento de memória pelo sistema operacional?
Memória é o segundo recurso de maior importância dentro da arquitetura de um sistema computador. A disponibilidade e o gerenciamento deste recurso é vital para o desempenho do sistema. Assim, fatores como a quantidade de memória disponível, tempo de acesso e custo são capitais na sua especificação e aquisição.
2) Explique:
2.1) Memória - Alocação contígua simples.
A alocação contígua simples foi implementada nos primeiros sistemas operacionais desenvolvidos, porém, ainda está presente em alguns sistemas monoprogramáveis.
2.2) Memória - Alocação particionada.
Os sistemas monoprogramáveis permitem que o processador permaneça ocioso e que a memória seja subutilizada, enquanto um programa aguarda o término de uma operação de I/O, por exemplo. Alocação Particionada Estática. Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória foi dividida em pedaços de tamanho fixo, chamados partições.O tamanho das partições eram estabelecidos na fase de inicialização do sistema (boot), em função do tamanho dos programas que seriam executados no ambiente.
2.3) Memória virtual – Paginação.
A técnica denominada paginação é utilizada na maioria dos sistemas com memória virtual. Como sabemos, os endereços gerados pelos programas são denominados endereços virtuais e constituem o espaço de endereçamento virtual. Em computadores que não tem memória virtual, os endereços virtuais são idênticos aos endereços físicos. Por outro lado, quando usamos memória virtual estes endereços diferem. Portanto, o endereço gerado pelo programa não pode ser colocado diretamente no barramento do sistema para acessar uma posição qualquer de memória. Assim, a MMU mapeia os end. virtuais em físicos.
2.4) Memória virtual – Segmentação Segmentação é o nome que se dá a esta segunda estratégia de particionamento de código, em que os segmentos gerados possuem tamanhos independentes e