Sistemas Operacionas
R: As desvantagens de manter-se uma lista de processos bloqueados de acordo com a prioridade de cada processos é o tempo que se tem que esperar, já que processos importantes podem ser executados de modo indefinido, neste caso o escalonador pode diminuir a preferência do processo corrente e trocá-lo pelo próximo com maior prioridade.
2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura do disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retomar o processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mas lembre-se de deixar as explicações registradas.
R: O processo seguinte é: Execução (quando o próprio processo está ocupando a CPU e sendo executado) Bloqueado (quando o processo está em execução aguardando por um recurso que ainda não está disponível) Pronto (Todos os processos necessários para a sua execução já estão disponíveis, mas ele ainda não pode estar em processo, porque ainda não chegou sua vez).
3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando- -se na teoria estudada.
R: Neste caso são adotadas filas de prioridades e cada um possui um quantum diferente. Assim processos menores entram na fila melhor do quantum e processos maiores entram na fila maior. Dessa forma, as filas superiores possuem maior prioridade de execução, as filas inferiores possuem menor prioridade e maior quantum. Quanto mais alta a prioridade na fila menor será o quantum.
4) Além das vantagens na utilização de processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.
R: As vantagens é que os processos-filhos pode trabalhar concorrentemente, os riscos dizem respeito é que conforme o aumento nos processos-filhos ou subprocessos, há um desperdício de tempo