Sistemas operacionais
Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviação que vamos usar a partir de agora para substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador.
Entre as atribuições do SO, estão: o reconhecimento dos comandos do usuário, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memória, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional, sem ele o computador não funcionaria.
Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar, para conhecimento: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT e 2000, OS 2, MacOS, entre outros.
2 EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistema operacional é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Sendo a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Alem de organizar o controle de processos da CPU.
2.1 Sistemas Monotarefas
Os primeiros sistemas operacionais eram capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez, o que causava o travamento da máquina ate o processo desocupar o processador.
2.2 Sistemas Multitarefas
Permite ao sistema realizar diversas tarefas simultaneamente em um único processador. Na verdade ele divide o uso do processador de acordo com as necessidades do sistema, afim de manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo.
2.3 Sistemas Multiprocessadores
Sistemas formados pela