Estrutura da organização Brasileira
No início da alfabetização vários documentos foram elaborados na tentativa de normalizar a estrutura educativa do sistema de ensino no Brasil e nas últimas décadas está mais intensivo, um movimento no sentido de criar um sistema único de ensino.
A estrutura do sistema educativo do Brasil é definida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) como Educação Básica e Educação Superior. A primeira compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio A educação básica tem por finalidade assegurar ao educando formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A segunda superior que é um processo da formação humana que tem como objetivo estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
O Sistema de Ensino Federal, Estadual e Municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimento conteúdo, diretrizes, ideias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional.
O Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação, embora as leis que regem o ensino no País façam referência ao sistema de ensino.
Com tudo, o sistema educacional deve formar homens que tenha noções dos acontecimentos e de suas reais necessidades, o cidadão crítico e participativo e capaz de transformar com a educação no meio em que vive.
Organização da Educação Nacional
A união e os Estados e os Municípios organizaram, em regime de colaboração os respectivo sistema de ensino .
Cabe a união coletar analisar informações sobre a informação as diversas instituições superior
Federal : São responsáveis por instituição de educação superior, criadas e mantidas por órgãos federais da educação e também por iniciativa privada. Tem como principais deveres: elaborar o Plano Nacional de Educação, organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituição oficias do sistema federal de ensino,