Desidratação do açucar
BACHARELADO EM FARMACIA
2º PERÍODO
DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA I
PROFESSOR: CRISTIANO HENRIQUE DE SOUZA
ALUNO(A): NADIELLE DE OLIVEIRA ALMEIDA
QUÍMICA NO COTIDIANO
Desidratação do açúcar.
CARATINGA-MG
2013
INTRODUÇÃO O ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com a sacarose, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão.
OBJETIVO Observar a ação desidratante do ácido sulfúrico sobre a sacarose (C12H22O11). MATERIAIS E REAGENTES
Ácido Sulfúrico Bastão de vidro
Açúcar Cálice
Béquer Capela
PROCEDIMENTO
Foi colocado o açúcar(sacarose) em um béquer até preencher aproximadamente 40% do seu volume.
Foi transferido pelo professor Cristiano cerca de 20ml de ácido sulfúrico para o cálice.
Foi adicionado Ácido Sulfúrico junto a sacarose no béquer e misturado pelo bastão de vidro até fica completamente iterados, logo após colocado na capela foi observado e anotados os resultados.
RESULTADO E DISCUSSÃO A reação acima é fortemente exotérmica. Nela o ácido sulfúrico desidrata o açúcar, a sacarose é constituída por carbono, hidrogênio e oxigênio, sua fórmula molecular é C12H22O11. O ácido sulfúrico concentrado é higroscópico é capaz de desidratar em razão de sua afinidade com a água e por isso retira H2O da molécula de açúcar. A interação dos dois reagentes formou agua, calor e carbono que explica as bolhas e a fumaça ficando de cor amarela, escurecendo para o marrom até ficar na cor preta que já são as moléculas de carbono mais consistente com odor forte passando do estado líquido para o estado solido, crescendo ultrapassando o Béquer. O produto final é o