Sistemas estruturais
A Fundação é o alicerce, o que segura a casa no lugar. Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa. A fundação pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adotam-se tipos diferentes de fundações.
Tipos de Fundações
Fundações Diretas e Rasas
BALDRAME
O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residências construídas sobre solo firme.
Cargas: Casas Térreas. Resistência: Solo firme e seco.
Radiers
Cargas: Casas Térreas e Sobrados. Resistência: Solo pouco firme e firme.
Sapatas
Sapata Isolada: recomendada para casas com qualquer número de pavimentos, suporta o peso concentrado de pilares. O elo entre ela e as paredes é a viga baldrame.
Sapata Corrida: acompanha as paredes da casa, e é indicada para solos resistentes e construções com paredes portantes, que dispensam pilares e vigas. A carga é distribuída uniformemente ao longo das paredes.
Sapata Associada: São sapatas usualmente utilizadas em divisas, quando o espaço é menor que a dimensão da sapata.
Sapata Alavancada: No caso de sapatas de pilares de divisa ou próximos a obstáculos onde não seja possível fazer com que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de carga do pilar, cria-se uma viga alavanca ligada entre duas sapatas, de modo que um pilar absorva o momento resultante da excentricidade da posição do outro pilar.
Cargas: Casas Térreas e Sobrado. Resistência: Solo pouco firme.
Cargas: Sobrados. Resistência: Solo firme e seco.
Fundações Indiretas
Estaca
Estaca Broca: um trado escava um furo, a ser preenchido com concreto, na terra até encontrar solo firme. O trado manual só alcança 4m, mas o mecanizado atinge grandes profundidades. Não é indicada quando há lençol de água.